Oh a morte, a morte que tem o poder de nos assombrar sempre, por mais que saibamos que a morte chega para todos, nunca estamos preparados para perder alguém, ou até mesmo para partir.
O pensamento de todos são mais ou menos assim “morte fica longe de mim, de quem eu amo”, ai de repente ela vem e arranca de nós aquele ser que tanto amamos, nos dá uma rasteira e nos deixa com uma dor que chega até ser física, é um soco no estômago.
A dor que se sente ao perder alguém que amamos é horrível, é um vazio que não vai se preencher, não é como perder algo material que pode ser substituída ou até esquecida, é difícil descrever uma dor, ela é simplesmente sentida da pior forma possível, é cruelmente sentida, até parece que pegam um machado afiado e com toda força é cravado no nosso coração, e te deixa com um buraco horrível e dolorido.
Todas as perdas são difíceis, mas eu me pego pensando na dor que uma mãe sente ao perder um filho, dizem que ser mãe é ter para sempre o coração fora do peito, ou seja, seu filho é sua vida toda, e quando a tão temida morte resolve tira-lo de você, é o seu coração que está indo junto, perder um filho é perder metade de você mesmo, é ter um lado morto, não, eu não sou mãe ainda, mas posso compreender perfeitamente a emoção de ser uma, e também posso entender que a dor deve ser ainda mais massacrante do que perder uma outra pessoa.
Nada, absolutamente nada pode ser comparado a dor de perder alguém que se ama, é uma saudade que não vai passar, é uma espera que jamais terá fim, é ter que se acostumar com a ausência, aceitar que não vai escutar mais aquela risada, o som da voz, aceitar que aqueles olhos não te olharão mais e que o abraço, o carinho não vai ser mais sentido, pelo menos não no físico, apenas na alma, nas lembranças. É uma dor que vai latejar todo dia, até que você aceite que sim, essa pessoa se foi e não tem mais o que fazer, e quando isso acontecer, essa dor não será mais tão latejante, você vai apenas sentir uma saudade imensa acompanhada das lembranças que você guardará com muito carinho, essa dor não será mais torturante, vai ficar amenizada no peito, vão existir os dias que você vai ter uma lembrança mais forte e ai você não vai poder conter que as lágrimas rolem pelo seu rosto.
A perda nos faz questionar Deus, querer saber o porquê de Deus ter permitido que a morte levasse aquele alguém que amamos tanto. Mas sabe, por mais doloroso que seja, temos que aceitar que cada um tem uma missão a cumprir aqui na Terra e por mais precoce que possa ser, só Deus sabe os motivos de cada coisa. Dói? Sim muito, mas se Deus permitiu essa dor é porque Ele vai ser seu consolo, Ele vai te dar forças para suportar.
Não creio que tenha algum motivo para partimos mais cedo ou mais tarde, não sou ninguém para falar disso, eu acredito muito em Deus, para mim Ele é a base de tudo, eu o questiono também, não sou diferente dos outros, quando perdi as pessoas que perdi, sim eu não entendi o porquê de Deus ter feito isso, não serei hipócrita e dizer que aceitei numa boa as minhas perdas, mas apenas Deus sabe o que faz, cada pessoa tem um tempo aqui e Ele sabe porque cada pessoa vai, e sabe, Ele não quer perguntas, Ele apenas quer entendimento e aceitação, porque Ele é contigo e você deve confiar naquele que te deu a vida, por mais difícil que venha a ser tudo o que está acontecendo.
Quando falamos em morte, superação é uma palavra que também nos vem a cabeça, claro que existe superação, claro que podemos superar uma perda, superar não é esquecer, como muitos pensam, é apenas lembrar e não se machucar mais, não sentir mais uma dor sufocante, é lembrar e sorrir, é ter tranquilidade e saber que aquela pessoa vai estar bem onde quer que ela esteja. Quando se tem fé, se tem tudo, tudo torna-se possível, Deus é o nosso consolo, nossa salvação, e com Deus em nossos corações é também uma forma de nos sentirmos mais próximos daqueles que perdemos, a presença pode ser sentida, assim como o vento que sopra no rosto, como a brisa calma da manhã, talvez seja por isso que a dor não machuca mais, porque Deus da forma mais amorosa nos conforta com coisas simples, simples mas com um grande poder. E mesmo que percamos pessoas amadas, elas continuarão sendo amadas, o amor não acaba, fica para sempre guardado no coração junto com as lembranças, o amor não diminui, nem nada, continua intacto.